O Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Purificação da Água e em Serviços de Esgotos do Estado da Paraíba – SINDIÁGUA-PB – participou, junto com o Sinterágua-PB, durante o período de 5 a 8 de abril, das assembleias nas sede regionais da CAGEPA em Guarabira, Patos, Sousa, Cajazeiras, além das cidades de Pombal, São Bento, Catolé do Rocha e Itaporanga, com o objetivo de apresentar, apreciar e deliberar sobre a proposta ao Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2022-2024 com as cagepianas e cagepianos. O SINDIÁGUA-PB também realizou Assembleia Geral, online, com a presença maciça de trabalhadores da Cagepa no último dia 4 de abril com o mesmo objetivo.
Durante as assembleias os trabalhadores tiveram a oportunidade de tirar dúvidas e fazerem sugestões ao ACT e algumas delas foram acatadas e somadas a proposta.
Ao final, a proposta foi aprovada por unanimidade e José Reno de Sousa concluiu o processo de debates sobre o ACT 2022-2024, lembrando que o Sindiágua-PB é um sindicato de luta, responsável e parceiro das trabalhadoras e dos trabalhadores e que o diálogo é a base de tudo, além disso reafirmou que a luta em defesa do saneamento como serviço público é uma tarefa prioritária do Sindiágua-PB.
A seguir você pode conferir os destaques da proposta de pauta de reivindicação ao ACT 2022-2024 do SINDIÁGUA-PB/SINTERÁGUA-PB:
- Reajuste salarial: 100% do INPC + 5 % de ganho real;
- Reajuste do Ticket Alimentação: 30% + 100% da Cesta Natalina;
- Plano de saúde: redução de 10% nos valores da participação do empregado;
- Filho (a) Hemofílico e Excepcional: Pagamento de 100% da ajuda;
- Do Auxílio Transporte: Reajuste do coeficiente de quilometragem para R$ 1,20/km em 1º de maio de 2022 e a cada data-base (1º de maio), reajustará no mesmo percentual aplicado na CLÁUSULA PRIMEIRA;
- Implantação da intrajornada diurna e a hora noturna (Art. 73, §1º da CLT) dos operadores;
- Estender o auxílio Escola Fundamental 1 e 2 até o Ensino médio, ou seja, dos 14 anos, que é hoje, até os 17 anos.
- Da recuperação dos valores das diárias: Reajuste de 37% nos valores contidos na tabela de diárias de viagens e na de alimentação, e a cada data-base (1º de maio), reajustará no mesmo percentual aplicado na CLÁUSULA PRIMEIRA;
- Da rescisão sem justa causa: Pagamento ao empregado (a) desligado de todas as verbas rescisórias, além do valor equivalente à multa fundiária de 40%;
- Da licença casamento: Os 3 (três) dias consecutivos de gozo serão em dias úteis em virtude de casamento;
- Da melhoria da cláusula da Jornada de 36 horas para os atendentes comerciais, acatando a sugestões dos mesmos.
- Da incorporação das gratificações de forma proporcional
Você pode conferir a íntegra da proposta do Sindiágua-PB / Sinterágua-PB enviada à Cagepa na sexta (08), no arquivo disponibilizado ao final desta nota.
Agora o debate continua na comissão de negociação constituída pela empresa e pelo do SINDIÁGUA-PB/SINTERÁGUA, já com reunião marcada para o dia 13/04/2022. Durante as negociações comunicaremos qualquer novidade que ocorra.
O Sindiágua-PB lembra também da importância para a categoria ler as notas e ter acesso às informações relacionadas à nossa atuação no site do sindicato (www.sindiaguapb.org,br), nas nossas redes sociais como instagram, facebook e twitter(@sindiaguapb), além do site de nossa federação (www.fnucut.org.br).