O Sindiágua-PB está participando do Congresso Extraordinário da Confederação Nacional de Urbanitários (CNU). Após anos de luta, a CNU obteve o registro sindical do Ministério do Trabalho e Empreg, o no dia 20 de maio. Foram anos incansáveis em busca da consolidação legal da entidade de grau maior do ramo urbanitário.
O Congresso Extraordinário da CNU acontece nos dias 12 e 13 de agosto, no Rio de Janeiro, do Sindiágua-PB participam como delegadod natos, o presidente do Sindiágua-PB, Geraldo Quirino e a vice-presidenta, Maria Alzira Santos, e como delegado observador, de forma online, o secretário-geral da entidade, William Carlos.
A CNU consolidada, do ponto de vista legal, será a ponta de lança de muitas reivindicações em defesa da pauta dos trabalhadores e das trabalhadoras da categoria, como as lutas por melhores salários, condições de trabalho, manutenção dos empregos, contra as privatizações dos setores de saneamento e energia, de proteção aos trabalhadores das empresas sobre controle privado, a defesa dos direitos das mulheres, LGBTQUIA+, o combate ao racismo, de pessoas com deficiência e a defesa do meio ambiente.
A Federação Nacional de Urbanitários (FNU) vai promover, logo em seguida ao Encontro da CNU, o Encontro Nacional do Urbanitários nos dias 14 e 15 de agosto e a Plenária Estatutária no dia 16.
“Esse momento é de comemoração e também de luta contra os ataques do capital privado às empresas públicas de saneamento, com intuito de tornar em lucro o acesso à água”, relatou Geraldo Quirino, presidente do Sindiágua-PB.