BOLETIM PERIÓDICO RELEMBRANDO
O Sindiágua-PB sempre atuou historicamente com responsabilidade na defesa dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras e a história de lutas e conquistas pode confirmar:
Pela sexta vez, cinco delas ocorreram entre 2011 e 2017, o SINDIÁGUA-PB assinou Acordo Coletivo de Trabalho para todos os trabalhadores da empresa, sem exceção, estendido para todo o estado, lembram? ao contrário do STIUP, que além de não assinar estes 6 (seis) acordos, tem um histórico de, as vezes que assina os ACTS, apenas só o faz após o Sindiágua-PB assinar, optando por ficar desgastando o processo de diálogo e debate dos ACTs e tentando a todo custo desqualificar a luta do Sindiágua-PB, ao mesmo tempo jogando os trabalhadores e trabalhadoras de forma irresponsável contra o SINDIÁGUA-PB. Este fato pode ser comprovado, através do ofício n° 782/2015/PRE, da Cagepa, de 12 de novembro de 2015, conforme anexo, onde a Cagepa afirma ter construído 5 acordos coletivos com o Sindiágua-PB, nos últimos 5 anos, e que nos 5 acordos assinados nesse período só há o Sindiágua-PB como signatário e que esses ACTs estendem os benefícios ali acordados para todos os funcionários desta Companhia, indistintamente, abrangendo todas as unidades administrativas no interior da Paraíba, afirma o ofício, assinado pela diretoria da Cagepa. Vocês lembram dessa passagem na nossa história? Imaginem se não tivesse havido a firmeza de uma entidade que tradicionalmente defende a categoria?
Não bastasse isso, entraram na Justiça para anular a ação do ticket alimentação; além de terem convencido inúmeros trabalhadores a optar por ações (de EXECUÇÃO) individuais na justiça, enfraquecendo a ação coletiva do Sindiágua-PB, titular da ação principal.
Incialmente, a ação coletiva do ticket alimentação tinha 2.300 cagepianos e cagepianas e, ao final, restaram apenas 922 pessoas para EXECUÇÃO COLETIVA com o SINDIÁGUA-PB, o que representou um prejuízo no montante de cerca de 70 milhões de reais para aquelas trabalhadoras e trabalhadores que foram INSTIGADOS a fazer a execução de forma individual, além de onerar com a cobrança de HONORÁRIOS contratuais. Isso prejudicou os trabalhadores que decidiram entrar com a EXECUÇÃO individual, fazendo-os perder recursos e seus direitos.
Também tentaram anular nossas eleições, realizada de forma legítima e democrática, não obtendo êxito.
Recentemente, instigaram a categoria a ameaçar a diretoria do Sindiágua-PB de morte, dizendo que tínhamos feito um Acordo Coletivo ruim. O fato resultou na necessidade de termos que suspender a realização das Assembleias do ACT 2024/2026, no interior de estado, o que de pronto foi feito o devido registro na Polícia Civil das ameaças recebidas contra as nossas vidas, ou seja, ameaça velada e comprovada contra DIRIGENTE SINDICAL
“Se a gente não tivesse assinado esses acordos, teria sido um prejuízo terrível àquela época, bem como o atual acordo 2024-2026 para os trabalhadores e trabalhadoras da Cagepa”, inclusive para os próprios dirigentes do Sindicato de Campina, declarou o atual presidente do Sindiágua-PB, Geraldo Quirino.
Neste sentido, reafirmamos nosso compromisso com a categoria cagepiana e com a luta em defesa dos trabalhadores, fazendo um sindicalismo sério e responsável. É preciso relembrar nossa história, para que as mentiras repetidas não sejam tidas como verdades. O Sindiágua-PB é de luta, de responsabilidade e tem história em defesa das cagepianas e cagepianos!
SINDIÁGUA-PB: HISTÓRIA DE LUTA, DE CONQUISTAS E DE RESULTADOS!
FEVEREIRO – 2025