O diretor do Sindiágua-PB, William Carlos, está participando, como representando da CUT da Paraíba, do Seminário de apresentação do resultado final do estudo “Transição energética: diagnóstico situacional do trabalho nas Regiões Norte e Nordeste do Brasil”, que começou nesta quarta (25) e segue até dia 27 de setembro, em Fortaleza.
O relatório foi produzido pela CUT, por meio da Secretaria Nacional de Meio Ambiente, em parceria com o Instituto de Estudos Estratégicos de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis Zé Eduardo Dutra (Ineep), com apoio do Instituto Clima e Sociedade (iCS).
“Diante dos efeitos cada vez mais profundos das mudanças climáticas, o tema da transição do modelo de energia tem alcançado visibilidade no debate público global, por isso é importante participarmos desses espaços que discutem o futuro do país e da transição energética”, explicou William Carlos.
Para além do levantamento de dados sobre o mercado de trabalho e os investimentos no setor, o estudo ouviu diferentes atores locais envolvidos no processo: entidades sindicais, agentes públicos e privados e movimentos sociais. Por meio da realização de entrevistas, foi registrada a percepção de cada território sobre a agenda da transição energética.